Necessidades Rosa By Erika Mitie

terça-feira, 16 de setembro de 2014

UTI Capilar: Um tratamento para os cabelos pós quimica



UTI Capilar é um tratamento indicado para todo e qualquer cabelo (principalmente no pós química) que está ressecado, quebradiço, elástico, poroso, com pontas duplas, frizz e volume.

Para realizar tal procedimento é necessário duas máscaras (uma mais potente e uma mais fraca) + neutralizante + shampoo que limpe bem os fios + leave in para finalizar.

Vale lembrar que a ordem da UTI não deve ser mudada
- lavar os cabelos com um shampoo anti-resíduo ou transparente - o legal é usar um shampoo que limpe realmente os fios. 
- aplicar a máscara mais potente que deve ser escolhida de acordo com a necessidade do seu cabelo. Dar o tempo de pausa.
- enxaguar e retirar o excesso de água com a toalha;
- aplicar o neutralizante em todo cabelo, incluindo raiz. Não enluvar, não pentear, não mexer. Deixar agir por 20 minutos;
- enxaguar e retirar o excesso de água com a toalha;
- agora é a vez da máscara 'mais fraca' - dar o tempo de pausa, enxaguar, retirar o excesso de água e aplicar um leave-in para proteger o fio das agressões externas.

As máscaras escolhidas para UTI devem respeitar a necessidade do seu cabelo.
Não precisa em toda UTI usar máscara reconstrutora se esse não for o pedido do seu cabelo - saber respeitar o que o fio precisa é de extrema importância no sucesso do seu tratamento.

O uso do neutralizante é para tratar o fio, equilibrar seu pH, fechar suas cutículas e findar qualquer oxidação antiga que por ventura esteja ainda fazendo efeito no cabelo - seja por causas naturais, como o sol, ou não.
O tempo de uso dentro da UTI não deve ultrapassar 20 min. O produto deve ser passado em todo fio, até na raiz. Se o couro cabeludo tiver com lesões ele deve ser evitado.

Queratina na UTI pode? Pode, o que acontece é que cabelo com excesso de queratina tem o mesmo efeito de cabelo mal tratado. Ele fica duro, sem brilho, enrijecido. Portanto se for seguir a UTI usando sempre um creme reconstrutor, é legal intercalar com uma outra máscara reconstrutora que não tem queratina - por via das dúvidas, afinal... não queremos um efeito rebote, neh?!

Importante: Quem tem henê não deve fazer UTI.

Portanto a UTI capilar é basicamente composta por duas máscaras + neutralizante + shampoo e leave in.
Primeiro: lava-se o cabelo com o shampoo de sua preferência, enxágue, retire o excesso de água dos fios e depois aplique a primeira máscara. Espere agir. Enxágue novamente, retire o excesso de água e aplique o neutralizante em todo cabelo incluindo raiz. Não esfregue, não penteie - deixe agir por 20 minutos.
Enxágue, retire a água e venha com a máscara mais 'fraca'. Deixe agir, enxágue e finalize como de costume.

Resumindo:

UTI é uma técnica que busca neutralizar o pH cabelo após uma limpeza e reposição de massa dos fios. Neutralizando (alcalinizando) as cutículas, você retém a massa por mais tempo pois evita que haja oxidação dos compostos dentro do fio. Os acidificantes selam as cutículas mas não exercem muito efeito na prevenção da oxidação. O procedimento deve ser realizado uma vez por semana durante um mês, ou seja, quatro etapas

Há algumas observações que devem ser feitas antes do passo a passo aqui:
Jamais faça durante o banho;
Use água fria em todo processo;
Proteja mucosas, peles sensíveis, etc;
Use luvas caso tenha mãos delicadas;
Grávidas não podem realizar o processo;
Se houver feridas no couro cabeludo, não faça a técnica;
Faça um teste de alergia com o neutralizante;
Não recomendado para quem tem HENÊ.

Agora vamos para a técnica:
 
SHAMPOO
 
Utilize um shampoo anti-resíduos suave, mas apenas se o seu cabelo não estiver elástico e/ou muito quebradiço. Uma segunda opção é o shampoo Johnsons, que também deixa os fios com menos frizz do que o anti resíduo. Lave 2X.
 
REPOSIÇÃO DE MASSA
É necessário repor a massa que seus fios perderam com a lavagem, ainda mais um cabelo danificado. Procure máscaras que possuam essa ação, porém, não deve haver em hipótese alguma queratina. A queratina pode exercer um efeito reverso nos fios se aplicada em excesso, pois ela age como uma massa densa sobre a fibra capilar causando rompimento onde há acúmulo.
Não há necessidade de adicionar nada à máscara de reposição. Evite usar outros produtos nessa etapa também.
 
Deixe a máscara agir por 20 minutos e enxágue bem com água fria.
NEUTRALIZAÇÃO
 
Há vários neutralizantes no mercado, cremosos e líquidos, e você pode usar tanto os indicados para o pós relaxamento quanto pós progressiva. Neutralizantes são a base de peróxido de hidrogênio e atuam graças ao caráter alcalino que selam as cutículas. Não interferem em outras químicas (exceto henê), não desbota tintas, não retira progressiva, não alisa, etc.
 
Aplique o produto nos fios (evite a raíz), e não enluve o cabelo e nem massageie, apenas passe, alinhe com os dedos e deixe agir por 20 minutos. Jamais ultrapasse o tempo recomendado. Enxágue abundantemente com água fria.
 
HIDRATAÇÃO OU NUTRIÇÃO
Agora utilize uma segunda máscara de acordo com a necessidade dos seus fios, sendo hidratação ou nutrição. A etapa é apenas para dar mais emoliência, use uma máscara leve e simples nesse final. Fios secos e opacos precisam de máscaras hidratantes, e fios porosos e volumosos, máscaras de nutrição.
Deixe a máscara agir por 20 minutos, e enxágue bem.
FINALIZAÇÃO E SECADOR
Use um leave in ou leave on (a diferença que é o IN cuida do interior dos fios e o ON protege de agressões exteriores) Esses finalizadores auxiliam no controle do frizz. E SEQUE os cabelos pois eles ficam fragilizados quando molhados. Não use chapinha, porém escova pode ser feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário